Quiz dos candidatos ao governo do ES
A campanha eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto. Você sabe quem está concorrendo a governador do Espírito Santo? São sete candidatos registrados e A Gazeta quer saber o que você conhece deles. Preparado para testar seus conhecimentos?
Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, Renato Casagrande (PSB) foi secretário municipal de Meio Ambiente na primeira gestão do prefeito Sérgio Vidigal (PDT).
Em 2004, Audifax Barcelos (Rede) disputou sua primeira eleição e se elegeu prefeito da Serra com apoio do então prefeito da cidade, Sérgio Vidigal (PDT). Em 2010, foi eleito deputado federal com a maior votação do ES. Em 2012, foi eleito prefeito da Serra no primeiro turno e, em 2016, foi reeleito prefeito da Serra no segundo turno, ambas as vezes derrotando Vidigal.
Aridelmo Teixeira (Novo) concluiu o doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP) em 2002. Durante o curso, ajudou a fundar a Funcape, instituição capixaba de ensino superior onde atua como professor.
Então deputado federal, Carlos Manato (PL) compareceu a todas as sessões deliberativas da Câmara dos Deputados por mais de 10 anos consecutivos, de 2006 a 2018, sendo o único a atingir tal feito.
Em 2006, Guerino Zanon (PSD) foi eleito deputado estadual com 65.704 votos. É a maior votação obtida para o cargo até hoje.
Nas eleições de 2020, Cláudio Paiva (PRTB) foi candidato a prefeito de Guarapari. Ele ficou na oitava posição, numa disputa com 10 candidatos, e obteve 1,23% dos votos (772 no total).
Capitão da Polícia Militar, Vinícius Sousa (PSTU) é membro do Movimento Policiais Antifascismo. Por participar de eventos contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo em dias de folga e à paisana, tornou-se alvo de procedimento disciplinar.
Atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande está filiado ao PSB desde 1987, partido pelo qual se elegeu para todos os mandatos que obteve: deputado estadual, vice-governador, deputado federal, senador e governador. Antes disso, foi filiado ao PCdoB e ao MDB.
Carlos Manato (PL) é formado em Medicina pela Emescam e especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Também é pós-graduado em Medicina do Trabalho e em Administração Hospitalar.
Aridelmo Teixeira (Novo) contou que sua primeira atividade, ainda criança e muito antes de fundar a Fucape, foi catar latinhas junto com os dois irmãos para fazer dinheiro. Eles as vendiam para um comprador de latinhas. Nas eleições deste ano, ele declarou um patrimônio de quase R$ 30 milhões.
Guerino Zanon (PSD) se formou em Física na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nos anos 70 e atuou como professor de 1977 a 1995. Ele foi eleito prefeito de Linhares pela primeira vez em 1996.
Achou que essa era fácil? Embora tenha nascido em Belo Horizonte (MG), o capitão Vinícius Sousa (PSTU) era morador de Castelo e disputou a eleição suplementar para prefeito da cidade em 2019. Ele ficou em terceiro lugar, com 6,36% dos votos.
O candidato Cláudio Paiva (PRTB) tem uma formação diversificada e, além de administrador e contador, é mestre em terapia familiar e doutor em psicanálise, professor universitário, coach e palestrante.
Quando a campanha eleitoral de 2016 teve início, o então prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pneumonia grave, choque séptico e insuficiência respiratória aguda. Ele concorreu à reeleição mesmo internado por quase um mês, sendo 20 dias na UTI, e só foi liberado para fazer campanha nas ruas uma semana antes do primeiro turno.
Você desconhece a maioria dos candidatos. É melhor começar a se informar logo sobre a disputa eleitoral. O seu voto vai ajudar a decidir o futuro do Estado do Espírito Santo.
Você tem informações de alguns candidatos, mas desconhece outros. Vale a pena se informar mais. O voto é um dos principais instrumentos para ajudarmos a melhorar a situação do Estado onde vivemos.
Parabéns! As eleições são em outubro, mas você já conhece bem quem vai concorrer. Mantenha-se informado e vote consciente!