Quiz da história e pontos turísticos da Capital
Vitória completa 471 anos neste 8 de setembro. Para comemorar a data e te deixar por dentro de opções de lazer na Capital do Espírito Santo, montamos um quiz com a história, curisiodades e alguns pontos turísticos da cidade. Bora lá descubrir se você é um autêntico capixaba?
A jovem capixaba morava na região central de Vitória e, com capacidade de liderança, organizou pessoas que não participavam das forças oficiais para impedir um ataque de holandeses contra a Capital.
A obra teve início pelas mãos dos jesuítas. O prédio também já foi colégio e igreja, residência oficial do governador e, com o passar do tempo, tornou-se a sede do Governo do Espírito Santo.
Ao todo, 135 cômodos fazem parte do conjunto, distribuídos em três pavimentos. Alguns desses espaços não são acessíveis ao público para visitação, como os aposentos do governador e a cozinha.
As obras para erguer a Catedral Metropolitana de Vitória começaram em 1920. Sua conclusão só ocorreu 50 anos depois, em 1970. O projeto inicial, de Paulo Motta (também “pai” do Parque Moscoso), foi se modificando ao longo do tempo, tendo recebido colaboração de vários artistas e arquitetos.
Criado em 13 de maio de 1993, o Mucane é o principal equipamento municipal responsável por atividades de difusão da cultura dos povos afrodescendentes.
Apesar de ser uma das praias mais tradicionais e mais frequentadas da Capital, a Curva da Jurema não existia. Foi construída e urbanizada para ser uma praia entre 1970 e 1978.
O Museu Solar Monjardim é o único museu federal localizado no Espírito Santo e o primeiro bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Espírito Santo. O espaço onde está localizado é a Casa e Chácara Barão de Monjardim.
A Pedra dos Dois Olhos fica dentro do Parque da Fonte Grande, no bairro Fradinhos. O rochedo possui 296 metros de altitude, garantindo seu posto como o segundo ponto mais alto de Vitória. O 1º é o Morro da Fonte Grande (312 metros).
O prédio começou a ser construído no final dos anos 50 e, desde então, era igreja. Mas em 2008 recebeu o título de basílica do papa Bento XVI. No catolicismo, basílicas são igrejas geralmente grandes ou importantes, que têm outorgados ritos especiais e privilégios em matéria de culto.
A região tem dez praias, que são pequenas orlas, de vários tamanhos, localizadas ao redor da ilha. De clima agradável e quase "secretas", atraem fotógrafos e amantes da natureza.
Situado no Centro da Capital, foi inaugurado em 1912 e é um oásis no meio da correria da cidade. Tem cerca de 24 mil metros quadrados, com lago, academia popular, playground e concha acústica, que serve de palco para diversos espetáculos.
Construída no século XVI, a Capela de Santa Luzia foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Desde 1993, por meio da Lei Municipal n° 3.944, o dia 7 de julho é voltado a homenagens às paneleiras. A panela de barro capixaba foi o primeiro bem imaterial registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 21 de novembro de 2002.
Os 6 quilômetros de extensão da Praia de Camburi são ideais para a prática de corrida, caminhadas, skate, ciclismo, além de vela, kite e windsurfe e outras modalidades. Arborizada, a orla tem como marco inicial o monumento a Iemanjá.
Poxa, parece que você não conhece muito a Capital capixaba! Então, aproveite a oportunidade para passear pela chamada Cidade Sol! Está precisando dar uma voltinha.
Ufa, você conhece quase tudo de Vitória! Partiu fazer um tour nos lugares que estão faltando?
Parabéns! Você é um autêntico capixaba. Ou seria um guia turístico? Aproveite seu conhecimento para divulgar os encantos desta bela ilha.