Você sabe o apelido das cidades capixabas?
Você sabia que algumas cidades capixabas têm apelidos? Seja para dar destaque ou destaque uma característica do município, gerem nomes para demonstrar o carinho pela sua terra. Confira aqui se você conhece!
Ilha do Mel ou “Guananira” — com significado de Mar de Mel — são apelidos que, reza a lenda, foram dados pelos indígenas. Cidade Presépio foi um apelido dado pela vista das casas iluminadas à noite nos morros de Vitória. Já Ventória, como diz o nome, se deve em função dos ventos.
A areia monazítica é o motivo do apelido charmoso de Guarapari. Em tempos difíceis, a praia trouxe esperança para aqueles que buscavam saúde. Até hoje, pesquisadores procuram entender sobre os relatos de benefícios e curas.
Uma das cidades mais antigas do Brasil, São Mateus tem o apelido de Rainha do Cricaré por ser considerada “mãe” de outros municípios. O Rio Cricaré foi berço da população da cidade.
Grande produtora do café Conilon, a cidade de Jaguaré sustenta sua realeza com o plantio. Até o brasão do município tem o amor pelo produto desenhado.
O nome de Princesa do Norte nasceu com a intenção da cidade mostrar que também era uma potência produtora no Estado. O hino de Colatina inclusive exalta: “Avante, linda Princesa, És bem febril, Tu és, toda grandeza”.
Moradores da cidade defendem que Alegre tem os jardins mais bonitos do Estado. Isto lhe rendeu o apelido carinhoso de Cidade Jardim.
O apelido é baseado no destaque econômico do município em ambos os produtos. Atualmente, a Festa da Banana e do Leite é uma das maiores festas do Espírito Santo.
Para agitar o turismo na cidade, os moradores de Guaçuí decidiram enaltecer a região com o apelido “Pérola do Caparaó”. O nome criado há mais de três décadas ainda é motivo de orgulho.
Apesar do Pico do Itabira realmente ser uma beleza cachoeirense, este não é seu apelido. Terra de grandes figuras, todas as demais opções citadas são consideradas apelidos da ilustre cidade. A Capital Secreta foi nomeada assim por Vinícius de Moraes, de tanto que ouviu Rubem Braga falar sobre os segredos da cidade. Cachoeiro é realmente da realeza, né?
A cidade de Domingos Martins tem o apelido de Cidade do Verde por conta da faixa de Mata Atlântica que existe no município. Este fator fomentou o nome e o reconhecimento do apelido.
Santa Teresa ganhou o apelido do cientista Augusto Ruschi, que amava a cidade e os beija-flores característicos abundantes no local. A primavera da cidade é admirada até hoje.
1-3
4-6
7-10
11