Você conhece bem a Festa da Penha?
A Festa da Penha é uma das maiores festividades religiosas do Brasil e guarda muitas curiosidades. Será que você conhece algumas delas?
Cartão-postal do Espírito Santo, o Convento da Penha fica no alto do morro em Vila Velha, sendo uma das construções mais altas da Grande Vitória. Você sabe qual é a altitude do Convento?
O Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado por frei Pedro Palácios num penhasco de 154 metros de altitude e localização privilegiada a 500 metros do mar. Seu entorno imponente é fragmento da Mata Atlântica.
Reza a lenda que o Convento foi construído no alto do morro depois que a imagem que o frei Pedro Palácio trouxe para Vila Velha foi parar mais de uma vez no topo da montanha. Qual o nome da santa da imagem que deu origem à Festa da Penha?
O Convento foi fundado por frei Pedro Palácios, que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. Foi esse painel que foi parar mais de uma vez no topo da montanha, indicando o local a ser construída a igreja.
A imagem que veio de Portugal para ficar no Convento recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha, por ser uma imagem de Nossa Senhora em uma igreja localizada no alto de uma pedra.
Depois da chegada ao campinho, ainda há uma subida íngreme até se chegar à capela principal do Convento, no alto da pedra. São quantos degraus até lá?
Chegando no Campinho há, ainda, uma subida íngreme até a Capela principal, no cume da pedra. São 365 degraus de escada para se chegar ao local mais alto. O caminho oferece uma bela vista do oceano. Para combinar com o cenário, as construções do santuário são pintadas de branco, com janelas e portas em azul.
A subida pela Ladeira da Penitência é a mais antiga forma de se chegar até o campinho, rodeada pelos encantos das pedras seculares do calçamento e pelo verde das árvores. É também chamada de Ladeira das 7 Voltas. Na década de 1940, construiu-se o novo caminho de acesso rodoviário para o Convento, cujo portão data de 1952. Qual a distância da ladeira?
A Estrada da Penitência, também conhecida como Ladeira das 7 Voltas, é o caminho mais antigo de acesso ao Convento. Existe há mais de 200 anos. Tem por volta de 457 metros de extensão, porém exige mais esforço e atenção, pois é íngreme. Nessa estrada estão colocadas, nas sete curvas, as placas com as 7 Alegrias de Nossa Senhora. (1ª Alegria – A anunciação do Anjo, 2ª Alegria – Visita de Maria a sua prima Isabel, 3ª Alegria – Nascimento de Jesus, 4ª Alegria – A Adoração dos Reis Magos, 5ª Alegria – O Encontro do Menino Jesus no Templo, 6ª Alegria – Maria vê a Jesus Ressuscitado e 7ª Alegria – A Assunção de Maria e sua Coroação no Céu)
A primeira imagem de Nossa Senhora da Penha chegou ao Espírito Santo vinda de Portugal e foi levada para o Convento. A escultura é talhada em madeira e não sai do altar. Em qual ano essa imagem chegou?
A imagem de Nossa Senhora da Penha, trazida de Portugal em 1569, está no centro do altar da capela. Ao lado dela, anjos, querubins e as imagens dos maiores santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua. Nas paredes laterais, pinturas de Vitor Meireles de 1877 e as obras sacras de Pedrina Calixto de 1926 e 1927.
O altar foi remodelado em 1910 e abriga mais de 200 peças de 19 tipos diferentes de mármore, com uma cuidadosa talha de madeira dourada do século XIX esculpida pelo italiano Carlo Crepaz.
O Convento da Penha tem uma fraternidade, que inclui um guardião do Convento. Mas você sabe quantos compõe a fraternidade atualmente?
São eles:
- Frei Djalmo Fuck, guardião da Fraternidade, reitor do Santuário e Ecônomo
- Frei Paulo César Ferreira da Silva, vigário Casa, atendente Conventual e animador do SAV local
- Frei Alessandro Dias do Nascimento, atendente Conventual
- Frei Robson de Castro Guimarães, atendente Conventual
- Frei Pedro Engel, serviço Fraterno
Dias antes do início da festa da padroeira do Espírito Santo, o tradicional terço da Festa da Penha é instalado entre as palmeiras do Campinho. Mas você sabe dizer há quantos anos o terço gigante faz parte da festa?
O terço é produzido há 25 anos pelo médico Osmar Sales e um grupo de voluntários. Neste ano, será comemorativo às bodas de prata e as contas serão todas confeccionadas em tons prateados, para brilharem. Serão mais de 11 mil peças em materiais como o acetato. A medalha será produzida pela artista plástica Vivian Chiabay, que criou uma peça em camadas sobrepostas, causando um efeito 3D.
O terço gigante tem cerca de 20 metros de comprimento e pesa aproximadamente 50 quilos. Ele fica pendurado entre duas palmeiras centenárias localizadas no Campinho do Convento da Penha e é instalado tradicionalmente na manhã do Sábado de Aleluia.