Você sabe que o ensino médio vai mudar?
Falso. As mudanças estão previstas na lei federal 13.415/2017 e são destinadas a todos os estudantes que vão cursar esta etapa de ensino, da rede pública ou particular.
Verdadeiro. Hoje a carga horária mínima obrigatória é de 800 horas anuais, e o novo ensino médio prevê, pelo menos, 1 mil horas. Na rede estadual do Espírito Santo, a extensão da jornada já foi aplicada, bem como em boa parte da rede particular. Contudo, ainda há possibilidade de ampliar, com a oferta de mais turmas de tempo integral, com um período maior dedicado a atividades diversificadas.
Falso. Haverá uma formação geral, cuja referência é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com as disciplinas tradicionais, como Língua Portuguesa e Matemática, porém também estarão disponíveis os itinerários formativos - a parte diversificada do novo currículo, com oficinas, projetos, núcleos de estudos, entre outras atividades. Os alunos poderão escolher entre as opções apresentadas pela escola de acordo com seus interesses.
Verdadeiro. Uma das mudanças implementadas com o novo ensino médio é a oferta do componente Projeto de Vida, uma atividade que ajuda o aluno a refletir sobre o que pretende fazer no futuro e, assim, decidir de forma assertiva entre as possibilidades que a escola dispõe.
Verdadeiro. A qualificação técnica é um dos itinerários formativos e poderá ser obtida de maneira simultânea ao ensino médio regular. No fim dos três anos, o estudante receberá um certificado dessa formação.
Falso. A diferença é que, no novo ensino médio, a organização curricular se dá por áreas de conhecimento - Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O modelo não retira componentes curriculares, mas se propõe a estabelecer um ensino mais contextualizado e interdisciplinar.
Verdadeiro. As mudanças têm validade a partir de 2022, para os alunos que vão ingressar na 1ª série do ensino médio, e a avaliação do Enem será alinhada a essas alterações. No entanto, a prova no novo modelo só será aplicada em 2024,quando vão se formar as primeiras turmas deste ciclo.