Relações UE-África: teste os seus conhecimentos!
Teste os seus conhecimentos sobre as relações UE-África neste breve quiz que preparámos para si.
O Acordo de Parceria de Cotonu é o quadro geral em que se inscrevem as relações da UE com os países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP). Assinado em 2000, este Acordo teve duração de 20 anos, envolveu 79 países e assenta em três pilares: cooperação para o desenvolvimento, cooperação económica e comercial e vertente política. As negociações para um novo acordo que sucedesse ao Acordo de Cotonu tiveram início em 2018, tendo sido definido o acordo político geral no final de 2020 e concluídas formalmente as negociações pelas partes em abril de 2021. O processo está, atualmente, em fase final de aprovação.
As cimeiras UE-África, a nível dos Chefes de Estado ou de Governo são realizadas, em princípio, de três em três anos. Em virtude da pandemia de covid-19, a VI Cimeira, prevista para 2020, foi adiada e ainda não tem data oficial prevista.
A Estratégia Conjunta África-UE foi adotada em 2007, enquanto canal formal para as relações da UE com os países africanos, tendo sido aprovada pela União Africana e pelas instituições da UE, bem como pelos países africanos e da União Europeia.
As cinco parcerias propostas na Comunicação "Rumo a uma Estratégia abrangente para África" são: uma parceria para a transição ecológica e o acesso à energia; uma parceria para a transformação digital; uma parceria para o crescimento sustentável e o emprego; uma parceria para a paz e a governação; e uma parceria para a migração e a mobilidade. Nenhuma das parcerias propostas menciona o desenvolvimento humano e a erradicação da pobreza.
Saiba mais no estudo lançado pela Plataforma Portuguesa das ONGD “União Europeia e África: Rumo a uma Parceria “Entre Iguais”?”, elaborado por Patrícia Magalhães Ferreira e Andreia Oliveira, no âmbito do projeto presidência “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”.
Faça download do estudo completo em https://www.plataformaongd.pt/publicacoes